Existem três tipos básicos de artrite que podem afetar a articulação do joelho.
Osteoartrite ou artrose
A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite do joelho. OA é geralmente uma doença lentamente progressiva e degenerativa em que a cartilagem articular gradualmente se desgasta. Na maioria das vezes afeta as pessoas de meia-idade e mais idosos.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide (AR) é um tipo de artrite inflamatória que pode destruir a cartilagem da articulação. AR pode ocorrer em qualquer idade. AR geralmente afeta ambos os joelhos.
Artrite pós-traumática
Artrite pós-traumática pode se desenvolver após uma lesão no joelho. Este tipo de artrite é semelhante à osteoartrite e podem desenvolver ano após uma fratura, lesão ligamentar, ou menisco.
Um joelho osteoartrítico
Os sintomas
Em geral, a dor associada à artrite desenvolve-se gradualmente, embora o início súbito é também possível.
A articulação pode tornar-se rígida e inchada, tornando-o difícil de movimentar.
Dor e inchaço são piores pela manhã ou após um período de inatividade. A dor também pode aumentar após atividades como caminhar, subir escadas, ou de joelhos.
A dor pode muitas vezes causar uma sensação de fraqueza no joelho.
Muitas pessoas relatam que mudanças no clima também afetam o grau de dor de artrite.
Exame médico
O seu médico irá realizar um exame físico que se concentra em sua caminhada, a amplitude de movimento no membro, e inchaço nas articulações ou dor á palpação.
Raios-X geralmente mostram uma perda de espaço articular no joelho afetado e são eficientes no diagnóstico.
O tratamento não cirúrgico
Se você tem osteoartrite do joelho, você pode tirar vantagem de uma ampla gama de opções de tratamento. A eficácia dos diferentes tratamentos varia de pessoa para pessoa. A escolha do tratamento deve ser uma decisão conjunta entre você e seu médico.
O objetivo do tratamento é reduzir a dor, aumentar a função e geralmente reduzir seus sintomas. A satisfação do paciente é um objetivo fundamental no tratamento de osteoartrite do joelho
Em seus estágios iniciais, a artrite do joelho é tratada com medidas não-cirúrgicos. Tratamentos não cirúrgicos são classificados em quatro grandes grupos: as modificações de estilo de vida, exercício, aparelhos de apoio; outros métodos.
Estilo de vida Modificação
Modificações de estilo de vida pode incluir perda de peso, mudança de correr ou saltar para exercícios de natação ou ciclismo, e minimizar atividades que agravam a condição, como atividades de impacto. Muitos, mas não todos, as pessoas com osteoartrite do joelho estão acima do peso. Perda de peso simples pode reduzir o estresse sobre as articulações que suportam peso, como o joelho. Perder peso pode resultar em redução da dor e aumento da função.
Exercícios
Exercícios podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, bem como ajudar a fortalecer os músculos da perna. Fisioterapia e exercícios geralmente são eficazes na redução da dor e melhorar a função. O seu médico ou um fisioterapeuta pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios individualizado que atenda às suas necessidades e estilo de vida
Dispositivos de apoio
Uso de dispositivos de apoio, como uma bengala, vestindo sapatos de absorção de energia ou palmilhas, ou utilizando uma órtese de joelho pode ser útil. Eles podem ser especialmente útil se a artrite está centrada num dos lados do joelho. Uma órtese pode ajudar com a estabilidade e função.
Outros métodos
Outras medidas podem incluir aplicações de calor ou gelo e exercícios aquáticos
Tratamento de Drogas
Vários tipos de medicamentos podem ser usados no tratamento da artrite do joelho. Porque cada paciente é diferente, e porque nem todas as pessoas respondem da mesma aos medicamentos, seu ortopedista irá desenvolver um programa para a sua condição específica.
Medicamentos podem incluir aspirina, paracetamol ou ibuprofeno para ajudar a reduzir o inchaço da articulação. Analgésicos simples como paracetamol estão disponíveis sem receita médica e pode ser muito eficazes na redução da dor. Analgésicos são geralmente a primeira opção de terapia para osteoartrite do joelho. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais e analgésicos simples não são exceção. Além disso, com o tempo, o seu corpo pode construir uma tolerância, ou seja, a redução dos efeitos do analgésico.
Um tipo mais potente do analgésico é um fármaco anti-inflamatório não esteróide ou AINES. Como todos os analgésicos, os AINEs podem causar efeitos colaterais, incluindo alterações na função renal e do fígado, bem como uma redução na capacidade de coagulação do sangue. Estes efeitos são geralmente reversíveis quando a medicação é suspensa.
Um inibidor de COX-2 é um tipo especial de AINE que é muitas vezes prescrito, se a dor no joelho é de moderada a grave.
Inibidores COX-2 pode ter efeitos colaterais, como dor abdominal, náuseas e indigestão. Antiácidos ou uma refeição gordurosa pode limitar a capacidade do organismo de absorver e utilizar inibidores COX-2, por isso não usá-los juntos. Estes medicamentos são menos irritantes para o estômago do que outros AINE, mas pode ocorrer hemorragia abdominal, por vezes sem qualquer aviso.
Glucosamina e condroitina
Sulfato de glucosamina e condroitina são suplementos orais podem aliviar a dor da osteoartrite. Estas são duas moléculas de grandes dimensões que são encontrados na cartilagem das nossas articulações.
Glucosamina e / ou sulfato de condroitina pode ser particularmente útil nos estágios iniciais da osteoartrite do joelho, desde que sejam utilizados como indicado nas bulas e com cautela. Apesar de glucosamina e sulfato de condroitina serem substâncias naturais, às vezes classificadas como aditivos alimentares, eles podem causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, vômitos e reações cutâneas.
Estas substâncias podem ajudar a reduzir o inchaço e sensibilidade, bem como melhorar a mobilidade e função. Se você decidir tomar esta terapia, é importante não interromper muito cedo. Pelo menos dois meses de uso contínuo é necessária antes que o efeito completo é realizado.
Corticosteróides
Os corticosteróides são potentes agentes anti-inflamatórios, que podem ser injetados dentro da articulação.
Eles são indicados para dor moderada a grave. Eles podem ser muito úteis se houver inchaço significativo.
Corticosteróides ou cortisol são substâncias naturais conhecidas como hormônios. Elas são produzidas pelas glândulas supra-renais no corpo humano. Eles podem proporcionar alívio da dor e reduzir a inflamação com um aumento posterior no quadríceps (músculo da coxa) força. No entanto, os efeitos não são de longa duração, e não mais do que quatro injeções devem ser administradas por ano, por articulação.
Viscosuplementação com ácido hialurônico
Viscossuplementação envolve substâncias injetáveis na junta para melhorar a qualidade do fluido das articulações.
Tratamento Cirúrgico
Se a sua artrite não responde a estes tratamentos não-cirúrgicos, você pode precisar de uma cirurgia.
Há um número de opções cirúrgicas, incluindo o seguinte:
A cirurgia artroscópica utiliza a tecnologia de fibra óptica para permitir ao cirurgião ver dentro da articulação e limpá-la de detritos ou cartilagem.
Uma osteotomia que corta a tíbia (tíbia) ou o osso da coxa (fémur), para melhorar o alinhamento da articulação do joelho.
A artroplastia total de joelho ou parcial substitui a cartilagem da articulação do joelho com metal e plástico.
No horizonte
Os cirurgiões ortopédicos continuam a procurar novas formas de tratar a artrite do joelho. A pesquisa atual está se concentrando em novos medicamentos, bem como sobre os transplantes de cartilagem e outras formas de ajudar a retardar o progresso da artrite.
Autor do artigo:
Dr. Marcelo A. S. Munhoz
Fonte bibliográfica:
Copyright 2007 da American Academy of Orthopaedic Surgeons
Leave a reply
Leave a reply